"Lamego Cidade Poema" regressa ao formato presencial

Na primeira semana de junho, Lamego será de novo a Cidade Poema. O festival literário “Lamego Cidade Poema” promete promover a literatura, a cultura e a criatividade, de 2 a 5 de junho. À quinta edição, o evento regressa ao formato original, pelo que o conjunto de ações a realizar decorrerá presencialmente no Teatro Ribeiro Conceição e no Parque Isidoro Guedes.

O programa de “Lamego Cidade Poema” é vasto e abrangente, com sessões para todas as idades e todos os gostos: palestras, concertos, stand up poetry, teatro infantil, declamação encenada, pintura e exposições.Durante o festival, a cidade de Lamego receberá diversas personalidades de reconhecido mérito nas áreas da literatura, da música e do teatro. Mário Cláudio, Isabel Rio Novo, Paulo M Morais, Daniel Bernardes e José Valente serão alguns dos oradores convidados.

Ao longo do atual ano letivo, centenas de alunos do ensino secundário foram convidados a escrever poesia e a fazer a ilustração do cartaz do evento, através da sua participação em oficinas de escrita e de desenho.

“Lamego Cidade Poema” é organizado pelo Município de Lamego, em parceria com a Rede de Bibliotecas de Lamego e a Rede de Bibliotecas Escolares, com a curadoria de Rui Rodrigues e José Pedro Leite.

PROGRAMA:

2 de junho
14h30 - Concerto de Vítor Blue (temas com música de Vítor Blue e poesia de alunos do ensino Secundário das Escolas de Lamego)

3 de junho
14h30 – Sessão de abertura da V Edição do Festival Literário “Lamego, Cidade Poema”15h – O presente e o futuro das Bibliotecas Escolares com Manuela Pargana Silva (coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares) e Isabel Ramos
16h30 – Isabel Rio Novo, sobre livros, motivações e inspiraçõesConversa moderada por António Martins
18h00 – Paulo M Morais, Alexandre Hoffmann e José Pedro Leite revisitam as suas obras e conversam sobre a atualidade literária em Portugal
21h30 – Stand Up Poetry por Renato Filipe Cardos, Rui Spranger e Isaque Ferreira

4 de junho
10h30 – Hora do conto com José Francisco Rica (infantil)
11h15 – Sarah Poesia de Cor (infantil)
Local: Parque Isidoro Guedes

15h – Luz de presença – No sorriso da Lua (Teatro Infantojuvenil)
17h – Álvaro Vasconcelos: dos livros à política de segurança e ordem mundial
Conversa moderada por Renato Filipe Cardoso
18h – Mário Cláudio revisita a sua obra e o processo criativo com José Pedro Leite
21h30 – Sombras da morte: leitura encenada da obra de Fausto Guedes TeixeiraParticipação de Rui de Noronha Ozorio, António Durães e José Valente

5 de junho
15h – Concerto comentado com Daniel Bernardes (piano solo) - sessão moderada por Rui Rodrigues
16h30 – Apresentação da obra coletiva: “Lamego 2022 - o antes e o depois”
18h – Entrega do prémio Literário Fausto Guedes Teixeira, edição 2022
18h30 – Encerramento

Eventos a realizar durante o Festival:
Exposição de pintura “Pela Janela do Olhar” de Mafalda Rocha
Workshop de pintura com Nuno Sarmento e alunos de arte do Liceu Latino Coelho

*

Ação de Curta Duração (ACD) - Lamego, Cidade Poema 2022
 
As ações de curta duração (ACD) são uma modalidade de formação contínua que se aplica a atividades de formação relacionadas com o exercício profissional dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário e da Educação Especial, incidindo sobre temas científicos ou pedagógicos e exige uma relação direta com os conteúdos científicos integrados nos curricula do grupo de recrutamento ou de lecionação dos docentes participantes.
 
FICHA DE INSCRIÇÂO [AQUI]

A inscrição na ACD implica a presença nas sessões da tarde dos dias 3 e 4 de junho, a saber:

Dia 3 de junho 2022:
15h – O presente e o futuro das Bibliotecas Escolares com Manuela Pargana Silva (coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares)
16h30 – Isabel Rio Novo, sobre livros, motivações e inspirações Conversa moderada por António Martins

Dia 4 de junho 2022:
16h – Programação e literatura digital com Rui Torres
17h – Álvaro Vasconcelos: dos livros à política de segurança e ordem mundial Conversa moderada por Renato Filipe Cardoso

Para a receção do certificado correspondente, além do registo de presença em formulário próprio, a disponibilizar no sítio do evento [https://www.facebook.com/Lamego-Cidade-Poema-104747027757589], é necessário o preenchimento do "requerimento para reconhecimento de ACD" disponível na ´pagina do Cefop-LART, e sequente envio, assinado, para esse Centro de Formação.