FESTIVAL LITERÁRIO EM LIVESTREAM

1

Lamego vai ser, pelo terceiro ano consecutivo, a "Cidade Poema" com o objetivo de promover e disseminar o gosto pela poesia, inserida numa estratégia integrada de promoção do livro e da leitura. Devido ao contexto da atual pandemia, o conjunto de iniciativas a realizar no âmbito deste evento será apresentado exclusivamente em livestream, a partir do Teatro Ribeiro Conceição. Organizada pelo Município de Lamego e pela Rede de Bibliotecas, a iniciativa "Lamego - Cidade Poema" constitui uma das grandes apostas, na vertente cultural, desta autarquia de modo a criar um evento de referência no país e na região. Durante três dias - 18 e 19 de julho e 26 de setembro-, este festival literário integrará um cartaz de atividades bastante diverso e eclético dirigido a vários públicos: oficinas de escrita criativa e sessões de poesia, diálogos e palestras com a participação de reputados escritores e ações dinamizadas por alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. A encerrar, o cantor Vítor Blue subirá ao palco do emblemático TRC para uma atuação musical que incluirá a orquestração dos poemas vencedores.

PROGRAMA COMPLETO >>AQUI<<

Bibliotecas de verão

As bibliotecas públicas municipais acompanham-no também nas suas férias! Com a chegada do Verão, e à semelhança dos anos anteriores, divulgamos a localização das bibliotecas de praia, de piscina e de jardim promovidas pelas Bibliotecas Municipais um pouco por todo o país.

LIVRO VERAO

Descubra-as num local próximo de si e venha conhecê-las!
Localização das bibliotecas de Verão (com fotos):.

Cultura para Todos

Financiamento de projetos no âmbito dos Programas Operacionais de Portugal 2020.
"Podem concorrer ao apoio pessoas coletivas de direito público, pertencentes à administração central e local, bem como pessoas coletivas de direito privado sem fins lucrativos, previamente identificados nos Pactos para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT), dinamizados pelas Comunidades Intermunicipais e pelas Áreas Metropolitanas do Porto e de Lisboa".

Objetivos:

a) Promover a aquisição e o desenvolvimento de competências básicas, profissionais, sociais e pessoais, junto de grupos excluídos ou socialmente desfavorecidos, através da dinamização de práticas artísticas e culturais, tendo em vista a aquisição de capacidades que contribuam para uma maior integração;

b) Promover a igualdade de oportunidades na fruição cultural, através da remoção de barreiras de comunicação e de programação nos espaços, equipamentos e eventos culturais, facilitando a participação cultural de pessoas com deficiências e incapacidades, com mobilidade reduzida e ou de grupos excluídos ou socialmente desfavorecidos;

c) Fomentar o acesso de novos públicos à cultura;

d) Contribuir ativamente para a eliminação de discriminações, assimetrias económicas, sociais, culturais e territoriais, através de práticas artísticas e culturais;

e) Contribuir ativamente para o aumento dos sentimentos de pertença do indivíduo na comunidade através da promoção da ética social e da participação cultural e artística, visando o combate à exclusão social mediante o desenvolvimento de intervenções inovadoras e de respostas integradas no âmbito da infância e juventude, população idosa, pessoas com deficiência, família e comunidade;

f) Estimular a disponibilização e a divulgação de conteúdos culturais digitais acessíveis a pessoas com deficiências e incapacidades e ou a grupos excluídos ou socialmente desfavorecidos.

As Bibliotecas Municipais, através dos respetivos municípios, poderão candidatar-se com projetos sociais e de acessibilidade, nomeadamente para financiamento nas áreas da Inclusão Social e Emprego e Inclusão Activa de Grupos Vulneráveis.

Confira os anúncios de abertura, condições, elegibilidade de regiões e datas limites para apresentação de candidaturas nos sítios web dos gestores dos Programas Operacionais: AQUI