Autarquia apresenta festival literário "Lamego Cidade Poema"

A quarta edição do Festival Literário “Lamego, Cidade Poema” consagra definitivamente o evento como uma referência no panorama literário português. Há quatro anos, o médico lamecense Rui Rodrigues, teve a ideia de provocar em Lamego um movimento capaz de unir gerações e desencadear nos mais jovens a vontade de ler e escrever poesia. Foi assim, que se começou a desenhar o festival literário da nossa cidade.

Este é um trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano com as bibliotecas da Rede de Bibliotecas de Lamego (RBL), através de oficinas de escrita criativa que têm vindo a ser realizadas pelo poeta José Pedro Leite e que envolve os alunos das escolas da região e respetivos professores, sob a coordenação dos professores bibliotecários.

Os alunos são convidados a escrever poesia, podendo participar no concurso literário cujos poemas vencedores são, no final, musicados por Vitor Blue. O culminar de todo este processo é apresentado neste Festival Literário que decorre no nosso Teatro Ribeiro Conceição e toda a população é chamada a assistir a um programa recheado de convidados de relevo nacional e internacional na área da literatura. O evento conta ainda com a participação da Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares.

Este pretende ser um evento de todos e para todos.

Programa - Festival Literário

PROGRAMA 2021
 
SEX. - 25 DE JUNHO
18h00 – Abertura da IV edição do evento “Lamego, Cidade Poema”
18h30 – Nuno Rogeiro - Rimas e Rumos: Quando o verso é uma arma
22h00 – A Poesia é uma arma carregada de Futuro por Pedro Lamares

SÁB. - 26 DE JUNHO
15h00 – O livro da Marianinha (Aquilino Ribeiro) – Teatro infantil – No Sorriso da Lua
16h15 – Afonso Cruz em conversa com António Martins - “A arte das artes”
17h30– Ana Luísa Amaral em conversa com José Pedro Leite - “A inquietação de Deus”
19h00 – Simone Brantes (BR) a propósito da Língua Portuguesa no Mundo (via streaming);
Participações de David Massena (BR), André Freire e Carlos Almeida (Instituto Olhar da Língua Portuguesa no Mundo)
22h00– Partido coração (concerto poético) por Renato Filipe Cardoso e Rui David

DOM. - 27 DE JUNHO
15h00 – Lamego, Cidade Poema
Apresentação do livro “Acordes de Lamego em Tempo de Pandemia”
Apresentação do Prémio Literário Fausto Guedes Teixeira
17h00 – Poesia de Lamego: Interpretado por Vitor Blue
- entrega dos diplomas de participação aos alunos concorrentes
- entrega dos prémios aos alunos vencedores da edição de 2021 do concurso de poesia: "Lamego, Cidade Poema"
21h30 – Duas línguas e um Oceano com Richard Simas (Canadá) (via streaming)
 

Concurso escolar de escrita criativa Estórias [im]prováveis | Entrega de prémios

 

2021 05 28 EstoriasImprovaveis Cerimonia EntregaPremios Cartaz

O concurso Estórias (im)prováveis é uma iniciativa do Museu de Lamego e Rede de Bibliotecas de Lamego, que tem como principais objetivos motivar hábitos de leitura e incentivar a criatividade literária dos alunos, associada à promoção do conhecimento sobre o património local, como ponto de partida e inspiração para o desenvolvimento de textos narrativos ou poéticos.

De recordar a programação paralela que decorreu com a edição deste ano do concurso, que incluiu uma conversa sobre escrita criativa com Tiago Salazar, que teve lugar no Agrupamento de Escolas Latino Coelho, em outubro passado, e ao webinar Conversa [Im]provável, que no dia 20 de abril reuniu os escritores Maria do Rosário Pedreira, Tiago Salazar e Alexandre Hoffmann Castela para uma conversa sobre arte e literatura.

Concurso escolar de escrita criativa Estórias [im]prováveis | Entrega de prémios
Já são conhecidos os vencedores da 2.º edição do concurso escolar de escrita criativa Estórias [im]prováveis.
A cerimónia de entrega de prémios, de acesso reservado, terá lugar no dia 28 de maio, pelas 17h30, no Museu de Lamego, com a presença de Tiago Salazar, escritor que apadrinhou esta edição do concurso e que irá proceder à entrega dos prémios.

Conheça a lista dos vencedores:
| Prémio – 2.º Ciclo de Ensino Básico
Diogo Oliveira Lázaro Gonçalves
A revolta do unicórnio no Museu de Lamego
Aluno do 5.º ano, Agrupamento de Escolas Latino Coelho

| Prémio – 3.º Ciclo do Ensino Básico
Tiago Medeiros Teixeira
A beleza dos azulejos de cercadura
Aluno do 9.º ano, Agrupamento de Escola de Latino Coelho

| Prémio – Ensino Secundário
Lígia Fernandes
As memórias de Portugal
Aluna do 12.º ano, Agrupamento de Escolas de Latino Coelho

ESTÓRIAS [im]PROVÁVEIS - II CONCURSO DE ESCRITA CRIATIVA

Estorias Improvaveis ConcursoEscolar 2020 2021 banner1

ESTÓRIAS [im]PROVÁVEIS é um concurso de escrita criativa promovido pelo Museu de Lamego, Biblioteca Municipal de Lamego e Rede de Bibliotecas de Lamego, que tem como ponto de partida o Património Cultural de Lamego, para o desenvolvimento de um texto inédito, visando Incentivar a criatividade literária dos alunos, bem como promover o conhecimento sobre o património local e sua importância, motivando o gosto pela observação e a materialização escrita de ideias. Com inscrição gratuita, mas obrigatória, até ao dia 10 de abril de 2021, o concurso está aberto aos alunos dos 2.º e 3.º CEB e Ensino Secundário do concelho de Lamego.

Consulte o Regulamento e os Prémios do concurso AQUI.

FESTIVAL LITERÁRIO EM LIVESTREAM

1

Lamego vai ser, pelo terceiro ano consecutivo, a "Cidade Poema" com o objetivo de promover e disseminar o gosto pela poesia, inserida numa estratégia integrada de promoção do livro e da leitura. Devido ao contexto da atual pandemia, o conjunto de iniciativas a realizar no âmbito deste evento será apresentado exclusivamente em livestream, a partir do Teatro Ribeiro Conceição. Organizada pelo Município de Lamego e pela Rede de Bibliotecas, a iniciativa "Lamego - Cidade Poema" constitui uma das grandes apostas, na vertente cultural, desta autarquia de modo a criar um evento de referência no país e na região. Durante três dias - 18 e 19 de julho e 26 de setembro-, este festival literário integrará um cartaz de atividades bastante diverso e eclético dirigido a vários públicos: oficinas de escrita criativa e sessões de poesia, diálogos e palestras com a participação de reputados escritores e ações dinamizadas por alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. A encerrar, o cantor Vítor Blue subirá ao palco do emblemático TRC para uma atuação musical que incluirá a orquestração dos poemas vencedores.

PROGRAMA COMPLETO >>AQUI<<